13 janeiro - Nascimento de Barjona de Freitas, jurista

 


Augusto César Barjona de Freitas nasceu na freguesia de São Pedro de Coimbra, a 13 de janeiro de 1834, filho de Justino António de Freitas, natural da ilha da Madeira, jurisconsulto, lente da Universidade de Coimbra e político, e de Maria Leocádia Barjona, de Coimbra. 

Seguiu o mesmo percurso académico e profissional de seu pai, ingressando na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na qual se doutorou em Direito no ano de 1855.

Consolidada a sua carreira académica, em 1864 decidiu ingressar na política ativa. Barjona de Freitas esteve ligado ao Partido Regenerador e ocupou por diversas vezes cargos ministeriais, tendo participado na efetivação de reformas jurídicas, como a abolição da pena de morte e a organização judicial e administrativa do Reino. Foi ministro dos Negócios Eclesiásticos e Justiça em vários mandatos, nomeado Par do Reino em 1876, ministro do Reino entre 1883 e 1886 e Conselheiro de Estado em 1885. Barjona de Freitas colaborou ainda na construção de um novo agrupamento partidário, a Esquerda Dinástica, que representava a fação mais liberal dos regeneradores. Aos 58 anos de idade ocupou a presidência da Câmara dos Dignos Pares do Reino durante dois anos.

Faleceu em Lisboa, a 23 de julho de 1900.

.: Efemérides de janeiro :.