O Dia do Cão comemora-se anualmente a 26 de agosto.
Efemérides de Portugal e do mundo através da filatelia. Efemérides filatélicas: o dia-a-dia vista pelos olhos da filatelia. Selos, carimbos, inteiros postais, flâmulas, franquias mecânicas, FDCs, ...
Charles Richet foi um médico fisiologista francês, nascido a 26 de agosto de 1850, em Paris, França, vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia de 1913, famoso por trabalho em anafilaxia, mas também por estudos dos efeitos do tratamento com anticorpos.
A 20 de agosto de 1889 nasce a poetisa brasileira Cora Coralina
Cora Coralina nasceu na cidade de Goiás, a 20 de agosto de 1889, sendo pseudónimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas.A 15 de agosto de 1534, acompanhado de seis companheiros, Inácio de Loyola, espanhol, figura de grande dimensão espiritual e humana, pronuncia em Montmartre, Paris votos de pobreza e castidade, formando um novo instituto religioso: a Companhia de Jesus.
O Woodstock Music & Art Fair foi o festival de música mais conhecido de todos os tempos, realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969 em Bethel, nos Estados Unidos, juntando cerca de 400 000 pessoas.
A 15 de agosto de 1498 em Lisboa, no ano em que os navegadores portugueses atingiam a Índia, surgia a primeira misericórdia portuguesa por intervenção da Rainha D. Leonor, viúva de D. João II e com o total apoio do Rei D. Manuel I.
O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado no dia 9 de agosto de 1960, no âmbito das celebrações do 5º centenário da morte do Infante Dom Henrique.
Inicialmente construído para a Exposição do Mundo Português, em 1940, o monumento original, em gesso, madeira e metal, acabou destruído pelo ciclone de fevereiro de 1941.
O projeto do arquiteto Cottinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida, foi depois edificado em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, com esculturas de calcário.
O Farol da Ponta dos Capelinhos foi inaugurado a 1 de agosto de 1903 e localiza-se no Faial, Açores. Deixou de operar em 29 de setembro de 1957, em virtude da erupção vulcânica.
A sua estrutura é composta por um corpo rectangular, de dois pisos (um dos quais actualmente soterrado), com quatro habitações, e por uma torre central de planta octogonal de 20 metros de altura. Foi construído em alvenaria de pedra rebocada (outrora pintada), excepto as molduras dos vãos, os cunhais e a cornija, que são em cantaria à vista.
| CC |
![]() |
| CC |
Ver mais faróis.